Notícia

ACEJAN JOVEM PARTICIPA DE SUA 1ª VISITA TÉCNICA A EMPRESA "CACHAÇA COMPANHEIRA"

segunda, 29 de outubro de 2018

No dia 27/10 (sábado) a Diretoria e demais membros da ACEJAN JOVEM juntamente com alguns diretores da ACEJAN participaram da 1ª Visita Técnica e a empresa escolhida pelos jovens foi a “Cachaça Companheira”.

Localizada na Rodovia BR 369, km 04 em Jandaia do Sul, a ACEJAN JOVEM foi muito bem recebida pelo engenheiro químico e proprietário da Cachaça Companheira o senhor Natanael Carli Bonicontro, onde o mesmo contou aos participantes um pouco de sua história.

O senhor Natanael nos contou que ainda cursava a faculdade quando teve a oportunidade de produzir cachaça pela primeira vez em uma aula no laboratório de engenharia bioquímica. Foi paixão à primeira vista. A qualidade da cachaça produzida o surpreendeu e o motivou a se aprimorar na arte de produzir tão saborosa bebida.

Em 1994, iniciou sua jornada projetando e construindo o engenho de criação própria, idealizado exclusivamente para a produção da Cachaça Companheira. A escolha do nome, aliás, merece uma menção especial: foi inspirada no joão-de-barro, pássaro que passa toda a sua vida ao lado de uma única companheira.

Jandaia do Sul foi o local escolhido para a construção do alambique por ter terras de boa qualidade e clima favorável para o cultivo da cana-de-açúcar. Para a produção da Cachaça Companheira foi escolhida uma variedade específica de cana que possui alto teor de açúcar e que deve ser colhida exclusivamente no inverno. Desde o projeto de plantio até a colheita, todas as etapas passam por uma pesquisa e um trabalho minucioso redundando em uma poda manual e cuidadosa.

A partir do caldo da cana é preparado o mosto, que tem sua temperatura e teor de açúcar controlados. Na sequência vem a fermentação em dornas de aço inox, onde se obtém um vinho precioso que ao ser destilado de maneira magistral dá origem a uma riqueza de aromas que anunciam o nascimento de uma cachaça suave, cristalina, aromática e agradabilíssima, sobretudo aos mais exigentes paladares.

Essa é a origem da Cachaça Companheira. Uma cachaça com alma, com personalidade. Com o equilíbrio perfeito de notas amadeiradas e um sabor autêntico. Companheira é mais do que feita à mão, Companheira é feita com o coração.

Agradecemos ao senhor Natanael e a empresa Cachaça Companheira por receber a ACEJAN JOVEM em sua visita técnica.

Fonte: Cachaça Companheira